16 agosto 2004

Respeito não pode ser submissão!

Pode à primeira vista parecer evidente, todos parecem saber disso, todavia, não raro é encontrar cenários que vulgarizam e colocam em questão essa "tão clara evidência". Liberdade é como ar para respirar, respeito é como que partilhar esse ar, renunciando ao egoísmo, com bom senso e equilíbrio qb.
Insubmissão !!! Grito que é preciso aprenderes, praticares, porque tudo na vida se treina, até mesmo as coisas mais recônditas. Se, por outro lado, aderes à submissão tornas-te dependente, sentes-te na prisão das emoções, e sentimentos de incapacidade e infelicidade apoderam-se de ti, com subtileza.
Respeito e submissão: coisas tão distintas, como poderá alguém confundi-las?! Patético é pensarmos que agradamos sendo submissos; que ilusão, não se tornará a exigência a mais feroz das crueldades? Revolta-te sempre, mas sem dramas. Assume uma posição, clara e flexível, mas nunca manipulável ou radical! Ao fazê-lo, com moderação e sensatez, estás concerteza a demonstrar respeito, por ti e pelos outros, sem porém percorreres a ponte da submissão. Ao seguires o que sentes, sem rodeios nem receios, só estás a congratular a honestidade e frontalidade, usufruindo do teu direito à opção; e não será isso o maior sinal de respeito por tudo o que neste mundo se quer límpido e transparente?!
Claro que nem sempre conseguimos ser assim, infelizmente. Mas que mais perdemos em tentar? Porque não começar pelas mais pequenas coisas do dia-a-dia pois, afinal de contas, não serão estas as mais importantes de toda uma vida?!!! Vive, pelo menos enquanto podes! Vida é sentimento. Liberta-te sem esqueceres a liberdade dos outros.